Curso de Cinema da Cinemateca – professores cineastas

PESSOAL! INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 15/01/2011 E DE GRÁTIS!

Contato: cursoscinefmc@gmail.com

Por uma questão de interesse público, estou publicando no blog algumas impressões pessoais, acadêmicas e cinematográficas sobre alguns dos professores que estarão lecionando na Cinemateca de Curitiba.

Fui aluno dos presentes cineastas no curso de cinema da FAP/CINETVPR, onde são professores convidados.

Alziro Barbosa – Fotografia

Um dos grandes diretores de fotografia brasileiro. É graduado e mestre em Direção de Fotografia pelo VGIK, na Rússia – a primeira universidade (sim, uma universidade do cinema; é muito mais que um curso ou uma faculdade de cinema) de cinema do mundo, fundada após a Revolução Russa.

É extremamente gente fina, manja tanto de fotografia digital como em película. Não tem nenhum fetiche sobre equipamento. Aberto ao diálogo e exigente (sem ser grosso) com os alunos. Por sorte tive dois semestres com essa cara, valeu a pena. Não penso e nunca pensei em seguir nessa ceara do audiovisual, mas o que foi passado em sala uso recorrentemente.

Dani Patarra – Roteiro

Graduada e mestre em letras, tendo doutorado em cinema na USP, orientada pelo Ismail Xavier (não precisa dizer mais nada). Roteirista de uns “filminhos” tipo: “Proibido Proibir” de Jorge Durán, de quem é colaboradora; e “Batismo de Sangue” de Helvécio Ratton.

Fiz uma optativa de 30 horas com ela e foi divertido, pena não ter conseguido corresponder muito bem a proposta da professora; e pena a aula ser curta e ser mais focada em aspectos técnicos. A professora tem uma boa pegada cinematográfica e um bom referencial.

Joana Nin – Produção

Formada em jornalismo na UFSC, com especialização em audiovisual na PUC/PR. Se você transita ou tem algum conhecido que mexe com cinema e audiovisual em Curitiba e nunca ouviu falar ou viu o filme “Visita Íntima” da referida professora, se mata!

Por sorte tive duas disciplinas com essa professora: Legislação Cinematográfica e Gestão Cultural. Foram uma das melhores aulas do curso. A professora não passa matéria, ela problematiza assuntos e temas cinematográficos. A aula é bem dinâmica e prática, o legal que dá uma raciocínio de produção cultural e um panorama do que tem acontecido no cenário brasileiro.

Lina Chamie – Direção

Formada em música, com mestrado. Trabalhou por 10 anos no departamento de cinema da Universidade de Nova York. Acho que foi na Tisch School.

A professora fetiche da CINETVPR. Garotos e garotas gamam na Lina! Ousar criticar a sua aula dentro do curso de cinema pode significar arranjar brigas ferrenhas com todo o corpo estudantil de cinema da FAP/CINETVPR. A Lina é uma unanimidade dentro do curso de cinema e pior, em contato com estudantes que tiveram aula com ela na UFSCAR ou na AIC a unanimidade continua.

A aula dela é didática e interativa, sempre dando umas sacudidas nos alunos no que se refere a realização. Na aula, teoria e prática se complementam.

É foda,

Ao ver esses nomes transitando em Curitiba e ao saber que a CINETVPR pode deixar de existir ou ter o seu funcionamento prejudicado, ou melhor mais sucateado do que já está pela (in)gerência da FAP. Dá um misto de revolta e melancolia. Não sei o que os “administradores/educadores” tem na cabeça, mas parece que ensino tem que ser algo chato, enfadonho e inútil. Na CINETVPR é uma das únicas faculdades onde os estudantes ficam aflitos quando não tem aula (e tem mês que quase nem tem aula pela ingerência), contam nos dedos os dias para encarar os docentes em sala de aula. Mas esse tipo de experiência pode se perder para sempre. E o pior que tem gente que está comemorando, principalmente no Colegiado de Cinema da FAP. Morram malditos burocratas!

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s