Boletim nº. 000 – 04.03.2017

Editorial:

Tudo tem o seu marco zero, aquele momento em que um ciclo se fecha e outro se inicia. O site produtor.org era um blog – que já foi produtor.info –  agora se torna um boletim digital. O formato é direto e breve, simples e dentro das condições que a precariedade impõem. O boletim busca ser coerente e ter uma periodicidade semanal, colaborativo e aberto ao que vier de críticas e manifestações. Não existe dono da verdade e ela é evidenciada a através da confrontação de ideias, da justa polêmica. E em meio a tanta “pós verdade” na rede, nesta semana que passou foi vinculado em vários sites a equivocada pauta com o mote: “Governo pretende arrecadar 300 milhões do NETFLIX”. A polêmica foi iniciada pelo colunista de fofoca e vida de famosos Ricardo Feltrin.

Explicando: A taxa mencionada é o CONDECINE e o valor aludido é o cobrado por obra a ter estreia na sala de cinema. No caso do NETFLIX ainda cabe uma regulamentação específica, bem como um valor proporcional. A verba arrecadada com o CONDECINE – Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica compõem o FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, um dinheiro que volta para o próprio setor e não fica com o governo “malvadão”. A única crítica válida ao CONDECINE é sobre a sua incidência, que não é proporcional. Por exemplo: um filme de orçamento de 100 mil reais, produção de guerrilha, e uma comédia ligeira da Globo Filmes, de uns 5 ou 10 milhões de reias, paga a mesma quantia. O mesmo para um filme que vai para 1 sala de cinema e outro título que vai para 500 ou 1.000 salas.

Informes:

Opinião e Recepção:

Indicamos:

A maior prova que a ANCINE não sabe lidar com a internet: 

Para se ter uma noção maior da tragédia instaurada por uma coluna de fofoca da vida de famosos, leia os comentários no Facebook da ANCINE.

Expediente: Frederico Neto – editor chefe. Este boletim é mantido pela Sangue TV e não tem caráter comercial. Envie críticas, correções, notícias ou textos sobre cinema brasileiro para boletim@produtor.org. Assine ou colabore na vakinha.

Frederico Neto
Difusor Cultural na Sangue TV | 55(21)96531-3823

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *